Antônio Pereira Rebouças Filho foi um
engenheiro brasileiro, nascido em Cachoeira, Bahia, no dia 13 de junho de 1839.
Ele era filho de Antônio Pereira Rebouças, advogado e político. Rebouças Filho
faleceu em São Paulo, SP, em 24 de maio de 1874, aos 35 anos.
Formou-se em Ciências Físicas na Escola
Militar do Rio de Janeiro, onde obteve o título de Engenheiro Militar em 1858.
Posteriormente, realizou especialização na Europa em construções de portos
marítimos e estradas de ferro.
Durante sua estadia na Europa, Rebouças
dedicou-se ao estudo de grandes obras de infraestrutura, o que lhe conferiu
destaque ao apresentar o projeto para a construção da ferrovia entre Curitiba e
o porto marítimo de Paranaguá, no Paraná. Essa ferrovia foi construída entre os
anos de 1880 e 1885, embora o engenheiro não tenha acompanhado sua conclusão
devido à sua morte precoce causada por malária.
Seu legado foi garantido, por meio de um
pedido ao imperador D. Pedro II, que não fosse utilizada mão de obra escrava na
construção da ferrovia.
Em sua homenagem denomina-se Rua Engenheiro
Rebouças que está situada no Bairro Cerâmica, em São Caetano do Sul, São Paulo,
Brasil. O início é na Rua Engenheiro Armando de Arruda Pereira, também no
Bairro Cerâmica, e seu término ocorre na Avenida Dr. Vital Brasil Filho,
localizada no mesmo bairro.
Ao longo dos anos, a rua teve diversas
denominações: Rua Paraguai, Rua Uruguai, Rua Sapé e Rua Giuseppe Carnevalli. As
alterações e oficializações de nome foram regidas pelas seguintes leis e
processos: Lei 562 de 15/10/1955, Lei 1348 de 29/03/1965 - Denominação de vias
públicas promulgada pelo Prefeito Municipal de São Caetano do Sul, Anacleto
Campanella, usando das atribuições que lhe são conferidas por Lei, e dispõe
sobre oficialização e denominação de vias públicas.
Data 03/11/2025
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